Maria Tereza Maldonado
< Livros >

A face oculta – uma história de bullying e cyberbullying


A preocupação de educadores e de pais com os episódios de ataques agressivos entre crianças e adolescentes utilizando inclusive as redes sociais inspirou a escrita deste livro que aborda o que acontece com os agressores, os agredidos e os observadores dos ataques de bullying e de cyberbullying.

Luciana fica até altas horas em seu computador trocando mensagens com mais de quinhentos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com centenas de usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o chamado "mundo real".

No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a torpedeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com seu inimigo desconhecido. A situação se agrava na escola quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar outro colega.

A diretora, preocupada com as condutas violentas entre os alunos, dá início à campanha "Agressão não é diversão", criando ações de colaboração entre a equipe escolar, os alunos e as famílias para incentivar a uso responsável da rede e inibir a ação dos agressores.

Indicado para alunos a partir da quinta série.

< voltar
Maria Tereza Maldonado
Fotógrafo: Edu Lissovsky | Desenvolvedor: forpix internet