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Uma bela escultura que fotografei em Inhotim (MG)

Uma bela escultura que fotografei em Inhotim (MG)

Ao reler O menino do espelho, de Fernando Sabino, após ver o filme, apreciei a mescla entre lembranças da infância e ficção na narrativa desse escritor “que nasceu homem e morreu menino”. Histórias de uma época em que as telas da TV, do videogame, do iPad e do celular ainda não existiam para roubar espaço da tela da fantasia.

Do livro: “Descalço, pouco me incomodando com a lama em que meus pés se afundavam, gostava de abrir regos para que as poças d’água, como pequeninos lagos, escorressem pelo declive do terreiro, formando o  que  para  mim  era  um caudaloso  rio.  E me distraía fazendo descer por ele barquinhos de papel, que eram grandes caravelas de piratas”.

Ken Robinson, na palestra TED “Como as escolas matam a criatividade”, diz que o mundo precisa cada vez mais de pessoas criativas e inovadoras. E afirma que estimular a criatividade é tão importante quanto alfabetizar. Cita Picasso, que acreditava que todas as crianças são artistas, e questiona: Por que não ensinar dança com a mesma ênfase dedicada ao ensino da matemática?

Quem não está preparado para errar não consegue ser ousado para criar, e as escolas convencionais não lidam bem com o erro. Ken Robinson argumenta que, em geral, as escolas estão voltadas para preparar os alunos para a universidade. Os que são muito criativos se sentem peixes fora d´água no contexto da escola convencional. Porém, com a proliferação das universidades, cresce o número de pessoas com diplomas que não encontram emprego. É preciso questionar alguns dos princípios fundamentais da educação.

Lee Iacocca, considerado como um dos mais competentes CEOs do mundo, afirma que a capacidade de liderança pode ser aprendida. Como características principais do líder eficaz, destaca: curiosidade, criatividade, coragem para sair da “zona de conforto” e gerar ideias “fora da caixa”, capacidade de se comunicar com clareza, habilidade para gerenciar crises. As crianças pequenas são espontâneas, curiosas e criativas. É imensa a responsabilidade da parceria família-escola no sentido de estimular a expansão dessas características, em vez de tolhê-las em currículos engessados e em sucessivas tentativas de enquadrá-las nos moldes convencionais do “é assim que deve ser”.

Referências:

Sabino, Fernando. O menino no espelho, Rio de Janeiro: Ed. Record.

TED Talk com Ken Robinson – How schools kill creativity em:

https://www.ted.com/playlists/171/the_20_most_popular_talks_of_a?awesm=on.ted.com_s01RX&utm_source=direct-on.ted.com&utm_medium=on.ted.com-twitter&utm_content=awesm-publisher&utm_campaign=

Iacocca, Lee and Catherine Whitney.   Where Have All the Leaders Gone?   New York: Scribner, 2007.