fbpx

Homens e mulheres podem desempenhar funções a partir de acordos satisfatórios para todos, em harmonia como esses elementos da natureza (fotografei nos Lençóis Maranhenses)

DSCN0985Em um programa de entrevistas, o depoimento sofrido de um homem com cerca de 50 anos: “Estou envergonhado por estar desempregado há um ano, sendo sustentado por minha mulher e minha filha”. Em outro momento da entrevista, ele comunica, exultante: “Agora consegui um emprego”! Quase como se dissesse que, com isso, voltara a ser homem.

“Chefe de família”, “cabeça do casal”, “pátrio poder” são termos tradicionalmente vinculados ao homem. “É da natureza da mulher cuidar da casa e dos filhos” é uma afirmação com a qual muitas pessoas ainda concordam, apesar de, por exemplo, na realidade brasileira, mais de 30% das famílias sejam chefiadas por mulheres, que garantem o sustento parcial ou total de todos.

Os papéis distribuídos por gênero não correspondem mais à realidade do mundo atual, embora persistam na cabeça de muita gente. Homem provedor/mulher cuidadora cede lugar à realidade cada vez mais frequente de que as funções de prover e de cuidar pertencem a ambos. A importância do pai carinhoso, atento e participativo é cada vez mais vista como essencial para o desenvolvimento das crianças. E não se trata de fazer isso para “ajudar” a mulher e, sim, como legítima manifestação da parceria parental e do vínculo entre pais e filhos.

Na multiplicidade de composições familiares, quem exerce a função materna/paterna? Pode ser mais de uma pessoa, e não necessariamente o pai e/ou a mãe. O que importa é o compromisso de amar e de cuidar. Por isso, muitas escolas instituíram o Dia da Família, em vez de comemorar o Dia das Mães e o Dia dos Pais.

Meninos que desde cedo aprendem a cozinhar e participam das tarefas da casa são um contraponto ao velho hábito de mulheres convocarem apenas as filhas (quando muito) para repartir o trabalho, eternizando a imagem da mulher como servidora. É essencial solidificar o entendimento de que se a casa é de todos, todos precisam colaborar com as tarefas domésticas. Cuidar da casa é tarefa de pessoas!