fbpx
033

A pessoa empreendedora fica atenta às oportunidades, faz acontecer e desabrocha suas potencialidades (Fotografei em Helsinque).

Uma empresária do ramo de alimentação comentou, perplexa: “Ultimamente, tenho encontrado muitas dificuldades para contratar pessoas. Apesar da alta taxa de desemprego no país, muitos desperdiçam a oportunidade de manter seus empregos. Fazem apenas o mínimo necessário, e há os mais atrevidos que simplesmente dizem que não vão fazer algumas das tarefas inerentes ao cargo. Dão a impressão de que não querem melhorar seu desempenho, apesar do treinamento que oferecemos”.

Há tempos, trabalhei como voluntária em um projeto social de preparação de jovens para o primeiro emprego. Alguns aproveitaram muito bem a oportunidade, tornaram-se mais responsáveis e comunicativos e conseguiram se colocar no mercado de trabalho. Outros foram dispensados do estágio oferecido por empresas parceiras do projeto porque chegavam atrasados ou faltavam sem justificativa, sentiam-se desmotivados para cumprir as tarefas propostas ou achavam que ser “esperto” era “tapear” e “fazer corpo mole” no trabalho.

Nem sempre o que falta é oportunidade. O que muitas vezes falta é perceber onde elas estão e aproveitá-las com garra, como parte de um caminho maior de desenvolvimento de nossas habilidades e competências. É caprichar no diferencial.

A capacidade empreendedora pode ser desenvolvida no decorrer da vida. As principais características da pessoa empreendedora são:

  • Transformar obstáculos em caminhos
  • Tolerar frustrações sem se deixar abater pelo desânimo
  • Perceber oportunidades e fazer acontecer
  • Fazer um planejamento eficiente e agir para alcançar seus objetivos
  • Considerar os erros como fonte de aprendizagem
  • Acreditar na possibilidade de construir o futuro