A série de palestras TED sobre o impacto das mudanças climáticas extremas mostra, por um lado, evidências assustadoras do ritmo veloz do derretimento das geleiras, a intensidade de furacões, enchentes e secas que afetam todo o planeta e suas consequências. Por outro lado, a mensagem otimista de palestrantes como Al Gore, Vicki Arroyo e James Balog revela que há condições de mitigar os efeitos dessas mudanças adversas, desde que tenhamos, coletivamente, o senso de urgência para fazer o que precisa ser feito, inclusive para pressionar a adoção de políticas públicas eficazes.
Alguns caminhos de ação indispensáveis: mudar hábitos de consumo; não desperdiçar recursos naturais finitos e cada vez mais escassos; fortalecer a resiliência pessoal, familiar e comunitária para enfrentar múltiplas adversidades, como o crescente fluxo migratório em decorrência dos desastres climáticos ou das guerras. A seção sobre os riscos globais do Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2014 destaca as crises econômicas, a imensa desigualdade de renda, a escassez de água e de alimentos, o alto índice de desemprego e de subemprego entre jovens adultos como ameaças significativas à estabilidade social.
Esse mesmo Relatório, em 2013, apontou para a necessidade de fortalecer a resiliência global e a capacidade de adaptação para viver no atual estado do mundo. Sabemos, pela neurociência, que a arquitetura cerebral é esculpida, em grande parte, pela qualidade dos relacionamentos, e que a resiliência pode ser desenvolvida a partir dos primeiros anos de vida. Por isso, é essencial que as políticas públicas dediquem especial atenção às famílias no decorrer da gestação e da primeira infância. A parceria família-escola na Educação Infantil precisa ser bem estruturada para construir alicerces sólidos que favoreçam o bom desenvolvimento das novas gerações. Estas precisarão contribuir para viabilizar as enormes mudanças que se fazem necessárias, com ideias inovadoras, criatividade e visão sistêmica.
Link para as palestras TED:
Link para a síntese do Relatório do FEM 2014: