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Quando contemplei essa escultura natural em uma gruta da Sardenha, pensei na paciência e persistência necessárias para educar filhos.

Quando contemplei essa escultura natural em uma gruta da Sardenha, pensei na paciência e persistência necessárias para educar filhos.

“Mando, sim, porque sou sua mãe”! E a dupla empaca no circuito resistência da criança/insistência da mãe em se fazer obedecer.

Em famílias com casais em novas uniões, “você não manda em mim” é uma frase dita com frequência quando o companheiro/a do genitor/a tenta colaborar para melhorar a qualidade dos relacionamentos no dia a dia. Mesmo sem serem pais e mães, essas pessoas acabam exercendo a função parental.

“Adoraria não precisar mandar você fazer o que precisa ser feito, mas você me convida a ser chata”! – retruca Marisa, tentando estimular o filho a sair fora desse circuito e aprender a mandar em si mesmo.

Na aprendizagem da autorregulação, crianças e adolescentes aprendem, gradualmente, a buscar o equilíbrio entre deveres e prazeres e a tomar a iniciativa de cumprir suas obrigações sem precisar de um comando externo. Mas nem sempre isso acontece…

– “E o que eu faço com meu filho de 22 anos que acabou sendo reprovado em duas matérias por faltas, porque tem preguiça de acordar cedo para ir à faculdade”? “Não sei mais o que dizer para minha filha que, em vez de estudar, fica o dia inteiro nas redes sociais! E já está com 19 anos”!

Ouço esse tipo de comentários com frequência. Quando examino mais a fundo os circuitos interativos, comumente vejo que esses jovens adultos recebem benefícios sem contrapartidas. Se ficam reprovados, os pais tornam a pagar a mensalidade no ano seguinte. O dinheiro para o lazer continua garantido. Ou seja, não sofrem consequências para seus atos. Não precisam se esforçar…

Há alguns anos, trabalhei como voluntária em um curso de capacitação para o primeiro emprego para adolescentes que viviam em comunidades de baixa renda. Recebiam ofertas de estágio das empresas parceiras do projeto. Muitos deles não conseguiam completar o tempo previsto nas empresas porque se recusavam a fazer as tarefas propostas ou as realizavam de modo insatisfatório, apenas quando estavam sendo vigiados e cobrados.

Em conversas com gerentes de diferentes empresas, ouço muitas queixas da má qualidade dos serviços oferecidos. Funcionários adultos que precisam ser comandados continuamente, com a tendência a manter o desempenho no mínimo indispensável. “Parece até que não precisam de ganhar dinheiro para pagar as contas”! – comentou um gerente. Poucos se esforçam para mostrar o melhor desempenho possível.

Vivemos mergulhados em um mundo de ofertas de entretenimento. Não é fácil a tarefa de educar os filhos para o autogerenciamento!