fbpx
Seres diferentes precisam aprender a conviver no mesmo espaço. (Fotografei no aquário de Sydney, Austrália).

Seres diferentes precisam aprender a conviver no mesmo espaço. (Fotografei no aquário de Sydney, Austrália).

– Minha mãe postou uma foto minha usando fraldas! Fiquei furioso! Meus amigos me zoaram muito! – desabafa Leandro, 14 anos. Ele recebe os amigos em sua casa e Nara, sua mãe, é muito comunicativa e, por isso, participa das redes sociais de todos eles.

No entanto, nem sempre é fácil para os pais decidir o que é adequado publicar nas redes sociais, especialmente no que envolve fotos ou comentários sobre os filhos. Muitos adolescentes e jovens adultos se sentem constrangidos com ações que revelam que seus pais ainda os enxergam como criancinhas. Não querem ser vistos como filhinhos de papai e de mamãe. Muitos não gostam de andar de braços dados na rua ou de entrar no carro estacionado em frente á casa de festas. É forte a necessidade de mostrar autonomia e independência.

Por outro lado, os pais são amorosa e legalmente responsáveis por seus filhos até a maioridade. Grande parte das famílias não faz a menor ideia do que crianças e adolescentes fazem no mundo virtual. Porém, assim como os pais não soltam completamente os filhos no mundo real (ou, pelo menos, não deveriam…), precisam ter alguma noção do que acontece na praça pública do ciberespaço. Principalmente se considerarmos que o acesso à internet está acontecendo cada vez mais cedo.

Percepção de riscos, autoproteção e uso responsável das redes sociais precisam ser temas de conversa em família. Convém esclarecer a confusão de conceitos como, por exemplo, pensar que a liberdade de expressão dá permissão de escrever mensagens extremamente agressivas ou preconceituosas.

É essencial ter conversas claras sobre o que incomoda ou constrange, sobre condutas aceitáveis e inaceitáveis na rede (inclusive para os adultos). Há pais que, sem muito domínio sobre a tecnologia, podem aprender com os filhos a mexer em configurações de privacidade nos perfis de redes sociais, para direcionar publicações para públicos específicos e. a partir daí, estabelecer entre eles acordos claros sobre limites de publicações.